Sabem aqueles momentos no ano, em que parece que as férias de verão já foram à muito tempo, e que as próximas nunca mais chegam? E depois surge o cansaço, todas as articulações do corpo doem de estar há tanto tempo a trabalhar, instala-se um nervoso miudinho e uma falta de paciência constante. E dispara o alarme… precisamos de parar, precisamos de uma escapadinha!

Mas também não nos apetece entrar num avião e passar horas a voar. Nem queremos andar em correrias para conhecer cidades de ponta a ponta. O que queremos é, como se diz em bom português “sopas e descanso”. Decidimos fazer, então, uma escapadinha de três dias, dentro do nosso Portugal.

Primeiros fatores que tivemos em conta:

  • Procuramos um sitio calmo.
  • Queremos comodidades que nos permitam ter tudo e optar por não sair do hotel
  • Desejamos que a nossa criança se sinta intertida e nunca aborrecida
  • Queremos relaxar o corpo e acalmar a mente

Com estes desejos em mente, começámos a nossa pesquisa. E encontrámos o hotel em que todos os nossos requisitos encaixavam na perfeição! O Cró Hotel Rural & Termal SPA.

Localização

Perfeita! Paisagem natural a perder de vista, ar puro da serra, e apenas passarinhos como vizinhos. Completamente isolado dos barulhos e agitação urbana, mas a uma distância razoável da civilização. Situado entre Vila Fernando e o Sabugal, e a apenas 30km da Guarda, são muitos os locais para, caso desejem passar um bocadinho do dia a passear, visitarem. Para além das inúmeras aldeias históricas e vilas medievais ao seu redor, fica a apenas 30 minutos da fronteira com Espanha, e a 52 minutos da bonita Ciudad Rodrigo.

Cró Hotel Rural & Termal SPA

Boa Cama e Boa Mesa

Como no primeiro dia já chegámos perto da hora de jantar, tivemos a oportunidade de experimentar, logo para primeira impressão, o restaurante do hotel. A comida é muito boa e com preços acessíveis, e as sobremesas divinais (não deixem de provar o cheesecake …fantástico!). O restaurante tem também boas opções de refeições para crianças, e um creme de castanha com crocante de avelã, tão mas tão bom…que contado ninguém acredita, só provando mesmo!

Os quartos são espaçosos, confortáveis e bem isolados e climatizados. E com uma casa de banho “sui generis” mas belíssima. A banheira é em losa e acompanha o chão desde a zona do lavatório, afundando perto da janela com vista para a montanha. Mesmo com a cama larga, cadeirão e espaço de secretária, o quarto era suficientemente espaçoso para a cama de criança (a qual disponibilizam sem custo adicional). O roupeiro tinha muito lugar de arrumação, e um mini bar no seu interior. À nossa disposição, tínhamos ainda roupões e toalhas de banho adicionais para a piscina.

O restaurante…
A comida…

A Piscina…o céu na terra

Tratando-se de um hotel com spa termal, era de esperar uma piscina com água quentinha e jacuzzi a condizer… mas a verdade é que superou todas as expetativas. Imaginem… vestir fato de banho, colocar a touca e embrulhar o corpo no robe, com a ideia de dar um saltinho à piscina, dar umas braçadas, boiar um bocadinho para relaxar, entreter a criança com uns mergulhos e pouco mais. Chegar lá, encontrar uma mega piscina, numa arquitetura envolvente fantástica, a temperatura da água no ponto, e um completo circuito de massagens pela água incorporado.

Chamam-lhe piscina hidrodinâmica. E o que é isso? Vários jacuzzis, com distintos jatos de água, adaptados para massajar as diferentes partes do corpo, espalhados pela enorme piscina. E enquanto estão “de molho” neste paraíso quentinho, ainda têm a oportunidade de ver a neve a cair lá fora. Escusado será dizer, que o “saltinho à piscina” se transformou em horas. Estivemos os três, quase três horas dentro de água. A nossa criança adorou os jatos e cascatas onde podia brincar com o seu Zuma da Patrulha Pata, e nós ficámos a conhecer de maneira bastante massajada, cada músculo que tínhamos no corpo.

A piscina…
Relax…
Bem estar…

E nos entretantos?

Entre a ida à piscina, entre a ida ao almoço e a ida novamente à piscina, e entre o jantar e a hora de dormir, o que fazer? Nós já conhecíamos bem a região, e por isso, ir visitar os destinos turísticos nos arredores (dos quais já falámos), não estava nos planos. Mas não faltou como ocupar o tempo. Perto da sala do restaurante (onde também são servidos os pequenos-almoços), há uma sala de estar, com uma lareira sempre acesa, bar, cadeirões confortáveis e uma zona “de brincar” para as crianças.

Quem desejar usufruir dos tratamentos termais, existe uma série de tratamentos disponíveis e respetivo acompanhamento qualificado. Disponibilizam também massagens, tratamentos de exfoliação, banho turco e sauna. Nós não experimentámos estes serviços.

Para quem gostar, tiver disponibilidade e a sorte de não estar a chover, existem circuitos de caminhada e de BTT (com possibilidade de alugar as bicicletas no hotel). Ao lado do hotel, encontram-se as ruínas das antigas termas, atravessadas por um riacho e uma ponte romana em pedra. O sítio ideal para dar uma voltinha, esticar as pernas, explorar os antigos edifícios, apanhar bolotas com a criança e tirar aquela foto perfeita de Instagram!

As termas antigas…
Ponte romana…
Edifício das termas antigas

O bom, o mau e o a repetir

No geral gostámos de tudo. Considerámos que existia um bom relacionamento qualidade/preço, e que, a diversidade de serviços disponíveis era realmente fantástica.

Mas como em tudo existem sempre detalhes a melhorar. Na zona dedicada às crianças, apesar de existirem pequenas mesas e cadeiras, lápis de pintar e um quadro para desenho, não estavam disponíveis folhas para pintar ou canetas para desenhar no quadro. No quarto, o nosso mini bar não estava a refrigerar o suficiente e a zona onde se encontra a sanita (separada, e bem, da zona do lavatório e da banheira), pela inexistência de uma fonte de luz, tinha uma iluminação insuficiente, principalmente à noite.

Pequenas melhorias à parte, sem dúvida que vamos voltar ao Cró, no futuro, para mais uma escapadinha. E a repetir, numa nova visita, provavelmente vamos experimentar alguns tratamentos termais, e massagens.

Boas Condições do Hotel
Custo